ACPW E CONSEG CONVIDAM: SEMINÁRIO “A CIDADE QUE QUEREMOS”
Abertura dia 29/09/2011, às 20 horas, no Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante (ao lado do Ginásio de Esportes)
"A rigor, cidadania não combina com individualismo e com omissões individuais frente aos problemas da cidade; a cidade e os problemas da cidade dizem respeito a todos os cidadãos." (Wikipedia em 21/09/2011) Comércio? Meio ambiente? Construção de prédios? Aumento da população? Segurança pública? Trânsito e transporte? Invasões? Você se identificou com algum desses assuntos?
Vamos nos preparar para a Conferência das Cidades Extraordinária que se aproxima (vide quadro).
Conforme divulgado no site da SEDHAB: "Com o lema "Vamos pensar juntos a sua cidade" e tema "Participação e Responsabilidade na construção das cidades", o objetivo é abrir espaço de participação da sociedade na formulação das políticas públicas governamentais, que interferem no traçado e na vida da Cidade como um todo, por meio de um debate franco e aberto em que os consensos e divergências serão debatidos de forma democrática."
Nós vamos discutir em breve a nossa cidade "Park Way" e ela não é isolada do restante do contexto urbano que nos cerca, muito menos da ganância dos especuladores políticos e imobiliários. Um princípio fundamental da nossa discussão é a construção que podemos fazer para Park Way, tendo em vista A CIDADE QUE QUEREMOS.
É imprescindível que nesse processo de construção participativa de uma cidade sustentável em todas as escalas, urbanística e ambiental, possamos trazer, a cada momento desse seminário e a cada espaço de debate, a bagagem que foi vivenciada, que foi percebida em múltiplos sentidos, baseada em nossas vidas profissionais, em nossas vidas no cotidiano, bagagem de moradores de um pedaço da cidade.
Convidamos todos os moradores para que tragam ao seminário promovido pela ACPW e CONSEG, o máximo possível dessa experiência que a vida lhes proporcionou, para debatermos A CIDADE QUE QUEREMOS. Será um grande passo para discutirmos a política urbana que assegurará uma boa qualidade de vida para nossa comunidade.
Venha exercer seus direitos no debate democrático onde todas as visões terão o seu espaço assegurado para se apresentar. Acreditamos no potencial da comunidade do Park Way. Reunindo todos os talentos interessados e disponíveis, a experiência e competência acadêmico/profissional, nós vamos construir uma cidade melhor do que a que temos hoje. ---------------------------------------------------------------------------------------------- ALGUNS PONTOS A SEREM DEBATIDOS · Lei de Uso e Ocupação do Solo — LUOS - Instrumento urbanístico aguardado para regular as categorias de usos e as formas de ocupação dos lotes, ou seja, como e o quanto pode ser construído dentro de cada lote: altura, afastamento e tamanho da edificação.
· Definição das poligonais das Regiões Administrativas.
· Definição das poligonais dos parques.
· Código de Edificações.
· Aprovação e implementação dos diversos instrumentos da política urbana, entre eles o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social — Plandhis e diversos fundos e conselhos gestores.
· Integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação, qualidade de vida, entre outros. O QUE A CONFERÊNCIA SE PROPÕE A SER: · Espaço de diálogos, debates e proposições (deliberações) sobre política pública de desenvolvimento urbano para o Distrito Federal.
· Espaço de eleição de representantes que levam adiante as idéias e propostas aprovadas no âmbito dos fóruns locais para o encontro final da Conferência.
· Mapeamento dos problemas — consensos e divergências em relação aos problemas das cidades Saiba mais: http://www.sedhab.df.gov.br/ www.acpw.org.br/acpw www.smpw.com.br -----------------------------------------------------------------------------------------------
|